O que abre e fecha neste feriadão de Finados

Feriado religioso desta quinta-feira (2), vale para todo o país

Da Redação
02/11/2023 - 05:53
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

O que abre e fecha neste feriadão de Finados

Este mês de novembro é ideal para quem precisa e, ou quer descansar. São três feriados no meio da semana, começando com esta quinta-feira (2), Dia de Finados, em que muita gente vai poder emendar. Os próximos feriados são o Dia da Proclamação da República (15), quarta-feira e o Dia Nacional da Consciência Negra (20), segunda-feira.

Nos feriados, em geral, os serviços essenciais como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não fecham, exceto as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas quais são marcadas consultas médicas.

Outros estabelecimentos também ficam abertos como farmácias, padarias, supermercados, postos de combustíveis, shoppings, e a depender da decisão do proprietário bares e restaurantes funcionarão.

No caso do comércio é facultativo. O que sempre fecha são os bancos e os Correios, além da Bolsa de Valores.

Quem precisa trabalhar no feriado deve ficar atento aos horários dos ônibus e trens que costumam circular em horários mais distantes entre um e outro. O itinerário pode ser conferido em aplicativos, a depender da localização da cidade do usuário.

Para se organizar fecha o que abre e fecha neste feriado religioso, Dia de Finados.

Cemitérios

Os horários de funcionamento são determinados pelas prefeituras das cidades. Em São Paulo, os cemitérios ficarão abertos das 7h às 18h.

Postos de combustíveis

Os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.

O que fecha

Mercados Municipais

Normalmente fecham na quinta e reabrem na sexta-feira (3).

Bancos

As agências bancárias não vão funcionar durante o feriado, mas reabrem na sexta-feira. Quem precisa sacar, pagar contas ou fazer algum depósito pode utilizar os caixas eletrônicos. Outros tipos de serviços podem ser feitos também pelos aplicativos dos bancos.

As contas que vencem no dia 2 poderão ser pagas no próximo dia útil sem cobrança de taxas ou multas. Lembrando que os bancos abrem na sexta e neste caso será o primeiro dia útil para efetuar os pagamentos que venceram no feriado.

Correios

As agências dos Correios não vão funcionar durante o feriado. Se o consumidor precisar de atendimento, é possível entrar em contato pela página de Fale Conosco do site dos Correios, com atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282 /,0800 725 0100 ou 3003 0100 e ainda pelo chat do site.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas nesta quinta. Para pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial, os interessados podem acessar o site e, ou aplicativo “Meu INSS’ , que funciona normalmente.

Bolsa de Valores

Não haverá negociações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) no feriado. Os negócios que envolvem o mercado de ações, renda fixa privada, Tesouro Direto, câmbio e demais contratos de juros ficam voltam a funcionar no dia 3.

Sorteios de loterias

Alguns jogos que seriam sorteados nesta quinta foram adiados e outros suspensos. As principais loterias afetadas pelo feriado são a Lotofácil, a Quina, a Timemania, o Dia de Sorte e a Mega-Sena, que são as loterias que normalmente teriam sorteios nesse dia, uma quinta-feira.

O apostador pode tentar a sorte de ganhar a megasena acumulada em R$ 105 milhões, na sexta-feira porque o sorteio que seria realizado amanhã foi transferido para o dia seguinte. O mesmo acontece com a Lotofácil e a Quina ,pois os sorteios não serão realizados e seguem normalmente no dia seguinte.

Já no caso da Timemania e do Dia de Sorte, os sorteios serão transferidos para a sexta-feira, dia 3.

Aberturas opcionais

Casas Lotéricas

As casas lotéricas também poderão abrir se os donos quiserem, eles têm autonomia para decidir se abrem ou fecham durante o feriado, de acordo com a Caixa Econômica Federal.

Bares e restaurantes

Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), os bares e restaurantes costumam abrir normalmente. A Abrasel, no entanto, ressalta que restaurantes por quilo em regiões comerciais, principalmente nas grandes cidades, podem ficar fechados pela falta de movimento.

Comércio

Os proprietários de lojas podem determinar se seus estabelecimentos funcionarão, ou não, no feriado e quais os horários que irão estar abertos.

Shoppings

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) a orientação é que os shoppings funcionem durante o feriado. Normalmente eles funcionam das 14h às 20h em feriados, mas os clientes devem checar o horário com cada uma das unidades.