PERSONA – Você sabe para quem está falando nas suas mídias sociais?, por Vivian Perpétuo

Da Redação
21/06/2021 - 07:20
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

PERSONA – Você sabe para quem está falando nas suas mídias sociais?, por Vivian Perpétuo

O que é PERSONA, afinal?

No marketing digital fala-se que é uma estratégia de mercado.

Isso quer dizer que a persona é usada como ferramenta para criar uma espécie de perfil sobre quem seria o seu cliente ideal, identificando seu público-alvo.

Para que serve?

As Personas são usadas como uma ferramenta para criar um perfil sobre quem será seu cliente ideal para determinar seu público-alvo. Você quer criar uma persona perfeita para entender seu público-alvo? Se você está pensando em lançar um produto no mercado ou deseja entender melhor quem são seus clientes e seu comportamento, você deve considerar a criação de uma persona. Saber e compreender quem comprou um produto ou serviço de você, ou quem pode ser um cliente em potencial, é fundamental para melhorar seu desempenho, aumentar as vendas e obter maior sucesso em seus negócios. Construir um personagem ou avatar para sua empresa ajuda a direcionar seus anúncios e criar conteúdo mais interessante para esses públicos.

Um dos fatores que influencia muito a persona é o próprio ambiente social na qual ela está inserida.

Qual é o papel do marketing?

Em marketing, as personas ajudam a definir a linguagem e o tom que serão usados ​​na comunicação da marca.

No entanto, essa definição de clientes ideais é muito útil para orientar a produção de conteúdo e atrair a atenção do seu público.

Em outras palavras, não existe campanha de marketing que não possa ser otimizada pesquisando e estabelecendo o papel da pessoa que compra seu produto.

Qual é a diferença real entre persona e público-alvo?

Essas duas definições podem ser muito semelhantes e causar muita confusão.

Muitas pessoas pensam que uma persona é sinônimo de público-alvo ou que uma persona é um pequeno perfil sobre o cliente que pode servir de modelo para outras pessoas, mas não é o caso.

No marketing de conteúdo, todas as estratégias possíveis que você pode usar geralmente são usadas para aumentar o número de pessoas que conhecem seu produto ou serviço.

O objetivo do marketing de conteúdo é tornar sua empresa sempre mais conhecida no mercado, seja ela em busca de mais clientes ou ganhando reputação e credibilidade diante da concorrência.

É sempre importante realizar pesquisas frequentes para entender seu público-alvo e, portanto, ajustar e direcionar conteúdo relevante criado especificamente para esse público.

Uma das maneiras mais eficazes de atingir esse objetivo é entender os desejos de compra do público, bem como outras informações detalhadas e até mesmo informações pessoais sobre esse público.

Portanto, a persona ou avatar em marketing será o perfil do comprador que sintetiza o cliente ideal.

Personas são personagens fictícios, mas podem ter características de seus clientes reais. Eles foram criados com base em pesquisas de pessoas reais que ajudaram na tomada de decisões.

Persona é a pessoa que você deseja contatar, a pessoa que você deseja manter como cliente, e isso está relacionado à sua marca e ao seu produto.

A criação da persona leva em consideração uma série de informações detalhadas, incluindo informações pessoais, como idade, localização, renda, informações demográficas, mas também interesses, preocupações, sonhos, motivos de compra, dor, etc.

Quanto mais completo for o perfil de uma persona, melhor será para alcançar o seu objetivo.

Os principais pontos que podemos destacar para definir uma persona são:

  • Detalhes sobre hábitos e peculiaridades
  • Destaca gostos e interesses pessoais/profissionais
  • Pessoas que podem querer comprar seus produtos ou serviços (cliente em potencial)
  • Personagem específico
  • Destaca objetivos de vida
  • Mostra as dificuldades e problemas.

Como identificar a persona?

Se você quer saber como reconhecer a imagem de sua marca, fique tranquilo: o processo não é nada complicado.

A melhor maneira de descobrir a persona e os hábitos de um cliente é realizar uma boa pesquisa à moda antiga.

Para isso, você pode utilizar os dados pessoais fornecidos no cadastro, ou ir além e preparar um questionário para ser respondido pelos consumidores.

É possível também realizar uma pesquisa nos seus concorrentes e ver quais são as perguntas e reclamações que os clientes que procuram o mesmo produto e serviço tem feito isto diretamente nas redes sociais.

Independentemente do caminho que você escolher, é importante fazer perguntas com cuidado para obter informações que sejam realmente relevantes para o seu marketing.

Esta pesquisa irá ajudar a  criar um conteúdo mais atraente e útil. Ter mais informações sobre seu público permitirá que você crie conteúdo direcionado, interessante e relevante para estimular o interesse das pessoas.

Definir sua persona com precisão o ajudará a direcionar melhor seus anúncios. O que isso significa na prática? Significa que irá reduzir custos com links patrocinados e aumentar suas chances de leads.

Entenda porque isso acontece: ao segmentar seu público com uma persona, você gasta energia e direciona seus esforços para pessoas que realmente têm interesse por seu produto ou serviço.

Assim você evita gastar tempo com um público não interessado com o que você tem a oferecer. Com isso você cria conteúdos melhores e voltados para seu público específico. É uma estratégia mais inteligente.

Por isso, mesmo com um orçamento limitado para investimento nessas ferramentas, você tem acesso a um público muito específico de segmentação e conseguirá obter mais ganhos.

Você definitivamente irá atingir mais pessoas do que se criasse um conteúdo apenas para o seu público-alvo.

Pense na persona como a principal pessoa que irá interagir com o conteúdo que você criar. Uma pessoa que será essencial para o sucesso do seu negócios.

A persona é indispensável para:

  • Criar o tom de voz ideal para sua empresa
  • Linguagem padronizadas de blog posts e posts de redes sociais
  • Escolher as redes sociais mais adequadas para o seu negócio
  • Conteúdos mais interessantes para produzir
  • Extensão e formato dos conteúdos
  • Palavras-chave mais eficientes para usar (keywords)
  • Estilo e periodicidade do email marketing
  • Uso de links patrocinados
  • Facebook Ads

Saber onde postar seus conteúdos, onde está seu público também é de extrema importância. Pense onde está o seu público principal. No Instagram, no Facebook, no LinkedIn?

Use apenas as redes sociais que tenham relevância para você, assim você direciona melhor sua estratégia e não perde tempo em lugares que não vão levar a lugar algum.

São essas personas que você deve pensar toda vez que for criar um conteúdo, seja um anúncio, um post nas redes sociais, um blog post, enfim, qualquer conteúdo de marketing digital.

Por que isso é tão importante? Porque você quer atingir essas pessoas, fazê-las se conectarem com sua marca, compartilharem uma mesma visão.

Com isso, ao estabelecer essa proximidade você pode levar a concretização do seu objetivo principal: conversão de clientes.

Levando a questão para o plano da psicologia, com a persona, você poderá entender seus desejos mais profundos e descobrir suas dores, dificuldades e medos. Podendo assim, criar soluções e ajudar na resolução de problemas.

E é isso que todos queremos, certo? Uma vida mais leve, facilitada, livre de problemas. Sua empresa deve sempre ser esse facilitador.

Para criar a persona mais próxima da “perfeição” é preciso responder a algumas perguntas sobre o usuário.

O ideal é você dividir as perguntas em algumas categorias, que podem ser: objetivos pessoais, objetivos profissionais, gostos e interesses, dificuldades pessoais, dificuldades profissionais e sonhos.

Mas, antes, veja algumas perguntas que você deve perguntar a si mesmo, como empresa:

  • Quem são seus clientes atuais?
  • Quem é o seu cliente em potencial?
  • Que assunto do seu setor pode interessá-lo?
  • Por que eles usam seu produto ou serviço?
  • Que expectativas eles têm do seu produto/serviço?
  • Quais os comportamentos recorrentes desses compradores?
  • Como minha empresa pode ajudá-lo?

Agora, sim, vamos à lista de perguntas para enviar para o seu público.

Perguntas pessoais

  • Qual sua idade?
  • Qual seu estado civil?
  • Onde você mora?
  • Faça um breve histórico sobre você.
  • Tem filhos?
  • Qual é a sua classe social?
  • Quais são os seus valores?
  • Qual seu nível de instrução/escolaridade?
  • Quais suas metas de vida?
  • Quais suas dificuldades e problemas?
  • Qual seu maior sonho?

Perguntas sobre estilo de vida

  • Quais marcas você mais costuma usar/comprar?
  • O que costuma fazer durante o seu dia?
  • O que consome?
  • Quais os lugares você mais gosta de frequentar?

Perguntas sobre interesses

  • Que informações busca e em quais canais?
  • O que gosta de fazer nas horas vagas?
  • Quais são os seus interesses principais?

Perguntas sobre informação

  • Quais são as redes sociais que você faz parte?
  • Com qual frequência você consulta essas redes?
  • Que conteúdo considera interessante?
  • Quais as principais páginas, sites e blogs que segue?
  • Onde adquire novas habilidades para o seu trabalho?

Perguntas sobre trabalho

  • Qual é seu cargo?
  • Qual sua trajetória profissional?
  • Qual o segmento da sua empresa?
  • Qual o tamanho da sua empresa?
  • O que você faz no trabalho?
  • Quais são suas responsabilidades?
  • Como seu trabalho é mensurado?
  • Fale sua rotina de trabalho
  • Quais habilidades seu cargo exige?
  • Que ferramentas utiliza?
  • Quais seus objetivos profissionais?
  • O que considera como “ser bem-sucedido”?

Faça a “lição de casa”: brainstorm e bechmarking.

Vivian Perpétuo
Social Media|Gestora de Redes Sociais
Instagram: @vivianperpetuo
Email: [email protected]