Pesquisa mostra  Zé Mário com eleitorado  fiel e altíssima taxa de transferência de votos

Deputado trabalha pela eleição de Marussa Boldrin para represetantar o segmento do agro na Câmara Federal

Da Redação
13/07/2022 - 05:56
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Pesquisa mostra  Zé Mário com eleitorado  fiel e altíssima taxa de transferência de votos

O anúncio da desistência do deputado federal José Mário Schreiner (MDB) para a reeleição ao Congresso Nacional pegou a todos de surpresa. Afinal, o parlamentar é praticamente unanimidade no segmento agro e sua liderança por conta da militância classista, dá a ele um prestígio quase inigualável em Goiás.

Com a saída do páreo eleitoral, o apoio de Zé Mário, conhecido por ser um “imã de votos” e ter um eleitorado segmentado e fiel, é apontado como um verdadeiro trunfo nas eleições de outubro. Tradicionalmente, o índice de transferência de votos de um político circula de 30% a 50%. No entanto, pesquisas internas apontam que Zé Mário irá transferir em torno de 70% de seu eleitorado para o candidato que ele apoiar.

É aí que entra na jogada a vereadora Marussa Boldrin, filha de Rio Verde, e que entra forte na disputa eleitoral para vaga em uma das 17 cadeiras que Goiás tem direito no Congresso Nacional.

“Minha avaliação é que ela será a sucessora e a esperança traduzida na juventude, honestidade, entusiasmo e capacidade de trabalho”, declarou Zé Mário.

Marussia tem seguido a cartilha à risca. Acompanha o atual deputado em diversas agendas espalhadas pelo Estado. Segunda assessoria dela, ela visitou em apenas um mês, 52 municípios, saindo até da rota do agronegócio e se embrenhando no Entorno do Distrito Federal e no Norte goiano.

Especialistas acreditam que o eleitorado fiel e a transferência de votos se dá por dois motivos. O primeiro é o segmento classista do agro, que tradicionalmente apoia suas bases. O outro é uma nova visão que a população tem sobre Orçamentos Impositivos. De acordo com o site da Câmara dos Deputados, o deputado destinou 43 emendas orçamentárias e aprovadas para Goiás, entre 2020, 2021 e 2022. São custeios em serviços hospitalares, educação básica, setor agropecuário, entre outras áreas. E, com a consciência da população, ela entende que o candidato que Zé Mário apoiar, no caso a vereadora Marussa Boldrin, também irá destinar inúmeras emendas. O “imã eleitoral” de Schreiner é cobiçado em Goiás e a tendência é de que quem colar nele, tem uma chance muito grande de ser eleito, no caso, eleita.