A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (3), a quarta fase da Operação Lesa Pátria contra atos terroristas praticados em 8 de janeiro. Na ocasião, bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, com intenções golpistas.
São cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão em cinco estados (Rondônia, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso, São Paulo) e no Distrito Federal. Até as 8h, tinham sido cumpridos um mandado de prisão preventiva em Goiás e um de busca e apreensão no Espírito Santo. Em São Paulo, há alvos em Hortolândia e Bebedouro.

Presidente da CDL de Rio Verde, Lucimário Benedito, o “Mário Furacão” – Foto: Reprodução
Duas prisões foram cumpridas. Uma delas é a do empresário Lucimário Benedito Camargo, conhecido como Márcio Furacão e presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Rio Verde (GO), que filmou a si mesmo. Portanto produziu provas contra si, ao participar da invasão ao Palácio do Planalto. “O povo não vai deixar ladrão governar o País”, afirmou o fanático vídeo.
Em Rondônia, a Polícia Federal prendeu o ex-candidato a deputado estadual William Ferreira da Silva, conhecido como ‘Homem do Tempo’. Nas redes sociais, o bolsonarista postou vídeos e fotos dos atos antidemocráticos no gramado da Praça dos Três Poderes e, em seguida, filmou a si mesmo e a outros vândalos dentro do STF.
A Operação Lesa Pátria é tratada pela PF como permanente. Na última sexta, mandados foram cumpridos em cinco estados e no DF. A primeira fase da operação foi deflagrada em 20 de janeiro, com oito mandados de prisão e 16 buscas e apreensões.

Crimes investigados ocorreram na invasão da sede dos Três Poderes, em 8 de janeiro / Valter Campanato/Agência Brasil
Os fatos investigados constituem, de acordo com a PF, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Crimes
Os fatos investigados constituem, de acordo com o órgão, “em tese”, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Com o caráter permanente da operação Lesa Pátria, as investigações continuam em curso, “com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, diz a assessoria da Polícia Federal.
E-mail da PF para denúncias
A corporação reforça aos cidadãos interessados em ajudar nas investigações, e que tiverem informações que facilitem a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram “os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF”, que as encaminhe para o e-mail [email protected].
Com informações da RBA e BdF