A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), deflagraram, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Desmantelo.
A ação tinha o objetivo de combater o comércio ilegal de peças, abastecido a partir do desmanche de veículos roubados e furtados. Para tentar disfarçar a origem ilícita das peças, o material era transportado como sucata.
O objetivo da ação conjunta foi cumprir 106 mandados judiciais – 35 ordens de prisão e 71 de busca e apreensão – nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. Além das 20 prisões até o início da tarde desta terça-feira, a operação resultou na apreensão de 17 veículos pertencentes aos suspeitos. Os policiais também encontraram oito carros com registros de furto/roubo em um estabelecimento comercial prontos para serem desmontados.
A Operação Desmantelo começou há um ano, após a abordagem da PRF a um caminhão baú na BR-153, em Morrinhos (GO). O documento fiscal apresentado pelo motorista informava que as peças transportadas a carga era de sucatas, mas os policiais identificaram que as peças foram retiradas de veículos roubados e furtados em São Paulo.