A criação do selo Escola Amiga do Autismo no Estado de Goiás entra, em breve, na pauta de projetos a serem analisados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). A propositura, de nº 8985/23, é de autoria do deputado Veter Martins (Patriota).
O objetivo da proposta é promover a inclusão e educação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. O legislador ressalta que o transtorno do espectro autista é um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. “Portanto, é indubitável e indispensável que as escolas auxiliem na formação e inclusão desses indivíduos”, explica Veter em suas justificativas.
O deputado acredita que a implementação do selo incentivará cada vez mais que as instituições de ensino incluam pessoas com TEA nas atividades de ensino, contribuindo para reconhecimento e estímulo as boas práticas pedagógicas e sociais voltadas para os alunos com esse problema.