Eleições 2024: Dicas para votar com tranquilidade

Faltam menos de um mês para o primeiro turno das eleições, que acontece no próximo dia 06 de outubro. Ao todo 155,9 milhões de eleitores em todo Brasil irão as urnas eletrônicas para escolher seus representantes nas Prefeituras e Câmara Municipais. Entretanto, é importante ter alguns cuidados, no dia da votação: 01- Escolha do candidato: […]

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Eleições 2024: Dicas para votar com tranquilidade

Faltam menos de um mês para o primeiro turno das eleições, que acontece no próximo dia 06 de outubro. Ao todo 155,9 milhões de eleitores em todo Brasil irão as urnas eletrônicas para escolher seus representantes nas Prefeituras e Câmara Municipais.

Entretanto, é importante ter alguns cuidados, no dia da votação:

01- Escolha do candidato:

Ao realizar uma votação, é importante que o eleitor tenha ciência de quem será seu candidato. Portanto, é importante conhecer mais sobre quem irá votar. Para isso, o Tribunal Superior disponibiliza o sistema de de Divulgação de Contas (https://divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/home) onde é possível verificar informações sobre as prestações de contas de todas as candidaturas, incluindo as contas eleitorais dos partidos políticos. O site é atualizado a cada 60 minutos. 

Além disso, o eleitor também consegue visualizar os números das candidaturas, checar toda a movimentação financeira dos candidatos e até mesmo comparar gastos antes de confirmar sua decisão de voto.

02- Colinha

Após saber qual o número de seus candidatos, é importante que o eleitor escreva em um papel e o leve, na hora da votação. Lembrando que é permitido entrar com a “colinha” eleitoral na cabine de votação.

A ordem de votação segue para vereador,onde o número é composto por cinco dígitos e prefeito, composto por dois dígitos.

03- Separar o documentos e checar local de votação

Para votar é necessário um documento oficial com foto, portanto é possível votar somente com aplicativo móvel e-título, caso ele tenha a fotografia do eleitor. Nele também é possível verificar o local de votação.

Além do aplicativo, o eleitor também pode consultar o local de votação pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acessando o menu lateral “Serviços eleitorais”, e depois link “Local de Votação” e informar o número do título ou CPF, o nome da mãe e a data de nascimento.  

04- Treinar o voto em urna eletrônica

Vai votar pela primeira ou não lembra como funciona o sistema de votação? É possível simular o voto, on-line, através do Portal do Tribunal Superior Eleitoral. Basta acessar o site do TSE (https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/) e se familiarizar com a ordem de escolha dos candidatos, a digitação numérica e as teclas de correção, de confirmação e de voto em branco. Também está disponível a simulação para eventual 2º turno. 

05- Verificar a veracidade de uma informação;

Viu alguma notícia fora dos perfis oficiais da Justiça Eleitoral e está na dúvida se aquilo é real?

É possível checar a veracidade daquela informação, através da página Fato ou Boato, pelo site https://www.justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato/. O portal, que visa combater a desinformação, verifica conteúdos e, inclusive, traz materiais educativos.  

Além disso, o eleitor pode contar o SOS Voto, que é o disque-denúncia para receber relatos de mentiras e desinformação sobre o processo eleitoral nas redes sociais. Basta ligar para o número 1491.