Prefeito Rogério Cruz participa de abertura da reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília

“Goiânia fortalece este debate e encaminha soluções efetivas por meio do diálogo e da articulação política”, afirma prefeito

Da Redação
29/11/2023 - 08:18
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Prefeito Rogério Cruz participa de abertura da reunião da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília

Encontro tem como objetivo reforçar pacto federativo e participação dos municípios em agendas como sustentabilidade, reforma tributária, financiamento do transporte e saúde. “Goiânia fortalece este debate e encaminha soluções efetivas por meio do diálogo e da articulação política”, afirma prefeito

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, participa da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília, nesta terça-feira (28/11) e quarta-feira (29/11). O encontro tem como objetivo reforçar o pacto federativo e a importância da participação dos municípios em agendas como sustentabilidade, reforma tributária, financiamento do transporte e saúde.

“As grandes cidades têm assumido a responsabilidade de garantir um futuro autônomo e que assegure os interesses dos cidadãos. É nas cidades que os munícipes estudam, tratam da saúde, se locomovem por meio do transporte coletivo, enfim, é nas cidades que a vida acontece”, afirma prefeito Rogério. “Portanto, Goiânia fortalece este debate junto com a Frente Nacional e encaminha soluções efetivas por meio do diálogo e da articulação política”, complementa.

O presidente da FNP, prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou, durante a abertura, que o evento vai discutir melhor a participação dos municípios no Conselho Federativo criado na Reforma Tributária. “É muito importante que as decisões tomadas nesse Conselho tenham a ver com a população, e que enfrentemos esse debate tornando nossas cidades cada vez mais resilientes”, afirmou.

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância da gestão descentralizada, com protagonismo dos municípios, e afirmou que o prefeito é “o governo mais próximo da população”. “Quanto mais descentralizarmos e fortalecemos a federação, mais ganha o povo”, disse. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, falou sobre a atuação da FNP durante a tramitação da Reforma Tributária. “Vamos iniciar o ciclo de fortalecimento de municípios nesse país com apoio do governo federal”, disse.

Estiveram presentes na abertura da reunião, dentre outras autoridades, o presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira Fernandes; vice-governadora do DF, Celina Leão; vice-presidente do Banco do Brasil, Felipe Prince, e presidente em exercício do Senado, Veneziano Vital do Rêgo. Durante o evento, a entidade, antes Frente Nacional de Prefeitos, apresentou atualização da marca, com a inclusão da palavra Prefeitas no nome, em prol da igualdade de gênero na política.

A programação da 85ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), em Brasília, vai até quinta-feira (29/11). O prefeito Rogério participa de discussões relacionadas a financiamento da saúde, desenvolvimento sustentável, mobilidade urbana, dentre outros temas.