Prefeitura avança na instalação de luminárias de LED em de Aparecida de Goiânia

Além de deixar as ruas e avenidas mais iluminadas, os novos equipamentos possibilitam aos cofres públicos uma economia superior a 50%; tecnologia garante o triplo de durabilidade em relação às lâmpadas convencionais

Da Redação
25/10/2023 - 05:31
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura avança na instalação de luminárias de LED em de Aparecida de Goiânia

Além de deixar as ruas e avenidas mais iluminadas, os novos equipamentos possibilitam aos cofres públicos uma economia superior a 50%; tecnologia garante o triplo de durabilidade em relação às lâmpadas convencionais

A modernização da iluminação pública em Aparecida segue em ritmo acelerado. De norte a sul da cidade, a Prefeitura de Aparecida tem substituído neste ano as lâmpadas convencionais por luminárias de LED, deixando as ruas mais iluminadas e, consequentemente, mais seguras.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), responsável pela manutenção na iluminação pública, a instalação das luminárias de LED já foi concluída em importantes vias do município. Entre elas estão a Avenida Independência, na região central; Avenida V-5, no Cidade Vera Cruz; Avenida Brasil, no Jardim Belo Horizonte; Avenida Santana, na região leste; e Avenida Guiraupya (conhecida como Chuchuzal) passaram a contar com iluminação de LED. Veja abaixo a relação completa.

Todo o trecho de 5km da Avenida Independência conta com iluminação de LED, do Setor Central ao bairro Cidade Livre. E seu trajeto até o Alto Paraíso, na ligação com a GO-040, também recebeu a nova iluminação. É o caso da Avenida 21 de Abril (Nova Cidade), Avenida dos Protestantes (Jardim Alto Paraíso) e Avenida Nossa Senhora Aparecida (Jardim Alto Paraíso), e da Rua 22 (altura do Cidade Livre), Avenida Benedito Silvestre de Tolêdo (Jardim Riviera), Rua 1 (Parque Haiala), Avenida C (Parque Ibirapuera), onde a iluminação também está sendo modernizada, integrando esse grande eixo que corta a cidade de leste a oeste.

Avenida Independência foi uma das primeiras de Aparecida a receber iluminação em LED – Foto: Brunno Moreira

Na lista das próximas ruas e avenidas a receberem a nova iluminação estão ainda Avenida Igualdade, no Garavelo; Avenida da Paz, que liga o Garavelo ao Bairro Cardoso; e Avenida São João, no Jardim Nova Era, entre outras.

“Uma iluminação pública eficiente e moderna traz vários benefícios à população, como mais segurança e melhores condições ao tráfego de veículos, ciclistas e pedestres, além de economia aos cofres públicos. É um recurso que, ao ser implementado, ajuda também a valorizar os imóveis dos moradores e melhorar a qualidade de vida”, analisa o prefeito Vilmar Mariano.

Secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha destaca que a iluminação de LED possibilita uma economia superior a 50%, garante o triplo de durabilidade em relação às lâmpadas convencionais e entrega mais luminosidade. “A partir de julho, fizemos a contratação das luminárias LED para implantação em toda a cidade. E nesta negociação, nós economizamos R$ 3 milhões em relação a uma primeira negociação, que não prosperou porque os valores estavam fora dos preços praticados no mercado”, lembra o gestor.

Avenida São Paulo, na Vila Brasília, também já teve a iluminação modernizada – Foto: Brunno Moreira

A troca de 100% das lâmpadas convencionais por luminárias da LED é prevista para até o final de 2024.

Conheça as ruas e avenidas que já receberam iluminação em LED

Avenida de Furnas, Setor Araguaia
Avenida Independência, Bairro Independência
Avenida V-5, Cidade Vera Cruz
Avenida Newton Marques, Conjunto Cruzeiro do Sul
Avenida São João, Conjunto Cruzeiro do Sul
Avenida Euclides da Cunha, Conjunto Cruzeiro do Sul
Avenida Bartolomeu Bueno, Conjunto Cruzeiro do Sul
Avenida Flamingo, Setor Colina Azul
Avenida São Paulo, Setor Vila Brasília e região
Avenida Santana, Setor Expansul
Polo Empresarial Goiás
Avenida 21 de Abril, Setor Nova Cidade
Avenida Nossa Senhora Aparecida, Jardim Alto Paraíso
Alameda dos Girassois, Jardim dos Girassois
Avenida Brasil, Jardim Belo Horizonte
Avenida Central, Jardim Tiradentes
Avenida Tapajós, Vila Brasília
Avenida Anápolis, Vila Brasília
Avenida Alvorada, Conjunto Cruzeiro do Sul
Avenida dos Protestantes, Jardim Alto Paraíso
Avenida Dom Fernando, Cidade Livre
Avenida Transamazônica
Avenida São Paulo, Virgínia Park

Luminárias em LED equipam a iluminação pública também na Avenida Santana, na região do Nova Olinda – Foto: Brunno Moreira

Iluminação da BR-153

A Prefeitura de Aparecida iniciou na semana passada a implantação e troca das luminárias do perímetro urbano da rodovia federal BR-153. O trecho que corta a cidade tem 10km de extensão. A execução do serviço é feita também pela SDU, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA).

Iluminação em LED proporciona mais segurança no tráfego na BR-153 – Foto: Brunno Moreira

Além das luminárias, também são repostos a fiação e os disjuntores, que antes não comportavam a voltagem necessária para manter as luzes acesas. O investimento inicial do município é de R$ 500 mil, valor que ainda deve ser utilizado para a manutenção dos postes.

O trecho será contemplado com a instalação de 380 luminárias modernas de 400W, de sódio metálico, em tonalidade branca, que garante melhor visibilidade para motoristas, além de contribuir para a redução de acidentes e proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres que transitam pelo local. A previsão é que os reparos sejam feitos em até 15 dias.