Prefeitura de Aparecida faz aceiro na Serra da Areia nesta quarta-feira

Ação cumpre o cronograma do município no combate a incêndios em áreas de preservação ambiental

Da Redação
10/07/2024 - 09:57
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Aparecida faz aceiro na Serra da Areia nesta quarta-feira

Ação cumpre o cronograma do município no combate a incêndios em áreas de preservação ambiental

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, realiza nesta quarta-feira, 10 de julho, a partir das 7h30, o aceiro para proteção da Serra da Areia. A medida será realizada em área pública da Área de Proteção Ambiental (APA) localizada na região do Setor Comendador Walmor. A ação conta com parceria do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil Municipal.

Os aceiros são faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação do fogo. Em caso de incêndio, os aceiros servem como barreiras naturais, auxiliando na contenção do incêndio.

A Área de Proteção Ambiental Serra da Areia conta com rica biodiversidade do bioma Cerrado. A reserva tem área total de 59,66 Km² e conta com 136 propriedades particulares, cujos proprietários devem preservar a fauna, a flora e os recursos naturais.

A secretária de Meio Ambiente de Aparecida, Amanda Costa, ressalta a importância dos aceiros nesse período de estiagem. “A realização dos aceiros cumpre a função de proteger a vegetação. Isso garante que eventuais incêndios não atinjam a fauna e a flora de Aparecida. Todos os anos é realizado o aceiro e o trabalho de conscientização da população”, pontua.