Prefeitura de Goiânia prepara área no Residencial Jardins do Cerrado 2 para realização do ArborizaGYN 3.0

Serão plantadas mudas nativas do Cerrado, como os ipês e até pequizeiros, além das espécies de jatobá, cagaita, guapeva, sombreiro, angico, aroeira e mangaba

Da Redação
31/10/2023 - 06:01
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Prefeitura de Goiânia prepara área no Residencial Jardins do Cerrado 2 para realização do ArborizaGYN 3.0

Área degradada receberá ações de reflorestamento com 90 mil mudas de árvores, no dia 22 de novembro, em alusão aos 90 anos de Goiânia. População está convidada para o plantio

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), prepara Área de Preservação Permanente (APP) que receberá o ArborizaGYN 3.0, com o plantio de 90 mil mudas de árvores, simbolizando os 90 anos de Goiânia. A ação ocorrerá no dia 22 de novembro, a partir das 9h, no Residencial Jardins do Cerrado 2.

“Esse será o maior plantio de árvores de Goiânia, em uma área de quatro quilômetros, e contamos com a participação da população”, afirma o prefeito Rogério.

A área do plantio recebe, há pouco mais de um mês, trabalhos de abertura dos berços para receber as mudas. O local foi totalmente limpo pela equipe operacional da Amma, que também realizou a descompactação do solo, a fim de garantir que as mudas sobrevivam.

“Em 2021, a Fiscalização da Amma realizou operações de combate ao desmatamento e desapropriação de invasores na área que agora será reflorestada. O preparativo é para que no dia do plantio o local esteja apropriado para receber a ação de reflorestamento”, explica o presidente da Amma, Luan Alves.

Serão plantadas mudas nativas do Cerrado, como os ipês e até pequizeiros, além das espécies de jatobá, cagaita, guapeva, sombreiro, angico, aroeira e mangaba. As mudas estão sendo preparadas no viveiro da Amma.

Nas edições anteriores, a Amma plantou 62 mil mudas, dentro do programa ArborizaGyn 1.0, em novembro de 2021, e 50 mil na edição 2.0, em 2022. Goiânia é a segunda Capital mais verde do mundo, perdendo apenas para Edmont, no Canadá. Ao todo a cidade possui mais de 205 áreas verdes, sendo a maioria delas com nascentes.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2010, apontam que Goiânia possui 94 metros quadrados de área verde por habitante, sendo que o recomendado pelas nações unidas é de 12 metros por habitante. Desde 2021, na gestão do prefeito Rogério, já foram plantadas 292 mil mudas de árvores. Estima-se que em 2022 Goiânia tenha batido recorde com o plantio de 199.591 mudas de árvores, enquanto em 2021 foram plantadas 92.088.

Foto: Amma