Programa ”Livros nas Praças” estimula leitura em Aparecida nesta sexta-feira, 22

Da Redação
22/04/2022 - 05:22
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Programa ”Livros nas Praças” estimula leitura em Aparecida nesta sexta-feira, 22

Um mundo de possibilidades, através da leitura, estará à disposição da população de Aparecida de Goiânia até a próxima sexta-feira,22, na Praça CEU das Artes Orlando Alves Carneiro, no Setor Cidade Vera Cruz. O projeto ”Livros nas Praças” da Secretaria Especial de Cultura, do Governo Federal, disponibiliza uma biblioteca itinerante em um ônibus com cera de dois mil livros. O objetivo da iniciativa, que percorre o Brasil, é estimular a leitura e democratizar o acesso ao mundo literário.

Podem visitar a biblioteca sobre rodas das 10h às 16h, que é climatizada, qualquer pessoa. Para ter acesso aos livros basta preencher um cadastro rápido, informando nome, telefone e endereço. Desde a última segunda-feira,18, cerca de 500 leitores passaram. Entre eles, crianças de escolas da rede municipal e dos centros de convivência.

“Nosso principal objetivo é permitir que pessoas de classes menos favorecidas tenham acesso à informação. Também trabalhamos para contribuir para formação de novos leitores”, explica o auxiliar de biblioteca do ‘Livros nas Praças’, Diego Carvalho.

O visitante pode realizar a leitura dentro do ônibus ou levar o livro para casa e devolver posteriormente. Além de beneficiar a comunidade local com acesso à leitura, o projeto também recebe e realiza doação de livros. Nesta quarta-feira,20, foram doados 50 exemplares para a biblioteca do CEU das Artes Orlando Alves Carneiro.

Aparecida de Goiânia projeto Livros nas Praças

CEU das Artes Orlando Alves Carneiro recebeu doação de 50 livros do Projeto Livros nas Praças (Foto: Jhonney Macena)

“Estamos recebendo este projeto pela segunda vez. Convidamos toda população para conhecer e, por meio da leitura, abrir novos horizontes. O ônibus ficará na praça até sexta-feira. Venha conhecer e, caso tenha, traga um livro para doação ou troca”, aponta o coordenador do CEU das Artes da Cidade Vera Cruz, Washington Arruda.

Isabela Silva, 8 anos, visitou a biblioteca itinerante na manhã desta sexta-feira. A pequenina se encantou com a seção infantil. Após folhear alguns livros, ela destacou que gostou do passeio. “Achei muito bom. Tem muita coisa legal, muitos livros, livros de pintura, livros de historinha. Gostei”, disse a estudante.

Teatro

Além dos livros, a iniciativa ainda oferece apresentação de teatro lambe-lambe também conhecido como teatro de miniaturas. Em um palco mínimo e com fundo escuro são apresentadas pequenas histórias. O espectador acompanha o espetáculo por meio de um furo enquanto um artista manuseia pequenos bonecos.

“A apresentação foi legal porque teve muita coisa. Aparece um monte de pessoas e a história fala sobre uma rosa que se transforma em um sapo. Depois aparece um monte de coraçõezinhos”, completou Isabela da Silva sobre a experiência.

Aparecida de Goiânia recebe projeto Livros nas Praças

Teatro lambe-lambe é uma das atrações do Projeto Livros nas Praças no CEU das Artes Orlando Alves Carneiro até a próxima sexta-feira,23 (Foto: Jhonney Macena)

Acessibilidade

O ônibus possuiu porta com acessibilidade para cadeirantes. O projeto ‘Livros nas Praças’ também oferecer exemplares em braille. Diversos títulos, sobretudo, infantis estão à disposição de deficientes visuais. O ônibus também conta com uma TV para com autodescrição.