Rogério Cruz leva 9ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você ao Real Conquista

 Total de pessoas beneficiadas chega a 9 mil na Região Sudoeste

Da Redação
07/05/2023 - 09:50
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Rogério Cruz leva 9ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você ao Real Conquista

Total de pessoas beneficiadas chega a 9 mil na Região Sudoeste

Ação é realizada na Unidade de Saúde da Família (USF) Real Conquista, Região Sudoeste da capital, até às 17h. “Criamos esse programa para levar saúde para as pessoas. E a cada edição temos a certeza de que ele alcança esse objetivo”, afirma prefeito

O prefeito Rogério Cruz, ao lado do secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, no sábado (06/05), a 9ª edição do Programa Saúde Mais Perto de Você. A ação, que ocorre até às 17h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Real Conquista, leva série de serviços em saúde à população.

“Criamos esse programa para levar saúde para as pessoas. E a cada edição temos a certeza de que ele alcança esse objetivo”, afirmou o prefeito, ao percorrer as salas de atendimento. “Temos o compromisso de cuidar de pessoas, e a atenção com a saúde dos goianienses é essencial”, disse.

A Unidade de Saúde da Família (USF) Real Conquista conta com três equipes completas do programa Saúde da Família e possui 7,4 mil pessoas cadastradas. Além dos serviços oferecidos no dia a dia, na unidade, como vacinação, verificação de glicemia e pressão arterial, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exames de prevenção do câncer de colo do útero e de mama, atendimento médico e de enfermagem, atendimento odontológico para prevenção do câncer bucal e de farmácia, a força-tarefa deste sábado na USF disponibiliza todos os serviços que fazem parte do Saúde Mais Perto de Você.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a prefeitura estuda oferecer outros exames nas próximas edições do Saúde Mais Perto de Você. “Estamos programando incluir, por exemplo, a espirometria, que é um exame que tem dificuldade de acesso na rede e uma demanda muito grande. Então esse programa vai crescendo para fortalecer a prevenção de doenças”, destacou.

Moradora do Real Conquista, Maria Aparecida da Silva, de 42 anos, chegou cedo ao local para ser atendida. “Além da consulta, fiz o teste de glicemia e aferi minha pressão arterial. Fiquei muito feliz em poder realizar meus exames aqui”, disse a moradora, ao comentar que “é muito importante que a população tenha acesso a uma ação como o Saúde Mais Perto de Você, “que proporciona serviços gratuitos e de qualidade para as pessoas mais carentes”.

José Mariano de Carvalho Ribeiro, que também mora no Real Conquista, disse que “no auge dos seus 58 anos de idade tem a oportunidade de passar por uma consulta oftalmológica”, e que “ficou muito feliz em descobrir que sua visão está boa”. “Sempre me preocupei com a minha saúde, mas nem sempre foi fácil ter acesso a cuidados médicos. Quero agradecer à equipe que organizou esse evento, pois sem ele eu não teria tido a chance de verificar a minha visão e ter certeza de que está tudo bem”, comemorou.

Dentro do programa, são previstas 400 consultas oftalmológicas, 300 exames de ultrassonografia (transvaginal, de articulações, abdominal, tireoide, mamária e de próstata), além de eletrocardiograma. A distribuição dos exames é feita da mesma forma que nas edições anteriores, sendo 50% por demanda espontânea e 50% para os cadastrados no Sistema de Informação do Complexo Regulador Municipal.

Participaram da abertura do Saúde Mais Perto de Você os vereadores Anselmo Pereira, Henrique Alves, Paulo Magalhães, Juarez Lopes, Pastor Wilson e Thialu Guiotti, além da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Celidalva Bittencourt, e o presidente da Fundação de Banco de Olhos de Goiás, Zander Campos.