Dia Mundial do Rim: HC-UFG prepara ação gratuita para diagnóstico

O evento será aberto ao público em geral, que contará com orientação de uma equipe multidisciplinar e a oportunidade de realizar exames de saúde renal. Nesta quinta-feira (13), é celebrado o Dia Mundial do Rim, uma data dedicada a promover a conscientização sobre a importância dos rins e a prevenção das doenças renais.Para marcar essa […]

5 min de leitura

Imagem destacada do post: Dia Mundial do Rim: HC-UFG prepara ação gratuita para diagnóstico


O evento será aberto ao público em geral, que contará com orientação de uma equipe multidisciplinar e a oportunidade de realizar exames de saúde renal.

Nesta quinta-feira (13), é celebrado o Dia Mundial do Rim, uma data dedicada a promover a conscientização sobre a importância dos rins e a prevenção das doenças renais.
Para marcar essa data de grande relevância, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai oferecer uma série de atividades especiais, incluindo aferição de pressão arterial, estatura, peso, índice de massa corpórea e circunferência abdominal por parte da equipe de enfermagem do hospital; atendimento médico com nefrologistas e equipe multidisciplinar do setor de nefrologia – que conta com as especialidades de nutrição, psicologia e serviço social; e a realização de exames ambulatoriais para pessoas com fator de risco para doenças renais.
Anualmente, a Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena uma campanha nacional, que neste ano traz o tema “Seus rins estão ok? Faça o exame de creatinina para saber”. Em sua 19ª edição, a campanha é promovida por instituições públicas e privadas, por meio de ações de ampla abrangência e iniciativas locais, com ênfase nos centros médicos.
No HC-UFG, o evento será organizado pela equipe de Nefrologia do hospital e coordenado pelo médico Marcelo Garcia Tavares. A participação é gratuita e aberta ao público, ocorrendo das 8h às 17h, no hall de entrada do Edifício de Internação.


A importância do rim
Os rins são órgãos vitais do sistema urinário e desempenham várias funções de equilíbrio interno. De acordo com Marcelo, eles são responsáveis pela eliminação de toxinas produzidas pelo metabolismo do corpo; pelo controle hídrico, eletrolítico e ácido; pela função endócrina, participando no controle de anemia e doença mineral e óssea; além de agirem no controle da pressão arterial.
Sintomas de alerta para doenças renais
Ainda segundo o médico, ⁠a doença renal crônica é geralmente assintomática em sua fase inicial: “Com o avanço do comprometimento funcional renal, alguns sintomas podem aparecer, como anemia, alterações do apetite, náuseas, vômitos, diarreia, perda de peso, doença óssea com quadro de dor óssea, articular ou muscular, coceira, soluços, sonolência, inchaço, aumento da pressão arterial e falta de ar. Todos esses sintomas são possíveis, mas, muitas vezes, os sinais estão em manifestações clínicas discretas que podem destoar das alterações laboratoriais”, destaca.
Diagnóstico
Os principais exames que detectam doenças renais são: creatinina, ureia, exame de urina simples, pesquisa de proteínas na urina, como a microalbuminúrica, e a ultrassonografia renal para o estudo anatômico ou morfológico.
Prevenção
Para Marcelo, as principais estratégias de prevenção de doenças renais estão diretamente ligadas à adoção de estilos de vida saudáveis: “No geral, hábitos e comportamentos que previnam doenças cardiovasculares são bem-vindos, a destacar: hidratação adequada; alimentação saudável, evitando excesso de sal e proteínas, com maior consumo de frutas e verduras; controle de peso; prática de exercícios físicos regulares; evitar tabagismo, automedicação, consumo etílico e exposição abusiva a medicamentos potencialmente tóxicos aos rins, como anti-inflamatórios”.
O médico também enfatiza que pessoas com fatores de risco para desenvolver doenças renais precisam de acompanhamento regular para controlar seus quadros de saúde, reduzindo o risco de comprometimento renal. São considerados fatores de risco: hipertensão arterial sistêmica, diabetes Mellitus, doenças cardíacas; doenças autoimunes; doenças infecciosas crônicas, como HIV e hepatites virais.
Tratamento renal no HC-UFG
O HC-UFG conta com uma ampla quantidade de ambulatórios de nefrologia geral, que recebem pacientes regulados da rede municipal de saúde, interconsultas de outras especialidades e pacientes que receberam acompanhamento durante internação no hospital por conta de alteração de função renal aguda ou crônica, necessitando de acompanhamento especializado após a alta.
“É importante ressaltar que o setor de nefrologia do HC-UFG conta com outros ambulatórios específicos, como o de glomerulopatias, doença óssea associada a doença renal, nefrolitíase e diálise peritoneal, dentre outros”, lembra Marcelo.
Rede Ebserh
O HC-UFG faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2014. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.