Seinfra realiza limpeza e manutenção de bocas de lobo em Aparecida de Goiânia

A limpeza é realizada regularmente de cerca de 250 bocas de lobo por mês, seguindo um cronograma

Da Redação
13/10/2023 - 06:44
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Seinfra realiza limpeza e manutenção de bocas de lobo em Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), está intensificando nesse período de estiagem a manutenção e limpeza de bocas de lobo. O serviço integra frente de infraestrutura viária e limpeza pública, sendo realizado regularmente para garantir o perfeito escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas seja levado para os ramais e galerias.

A limpeza é realizada regularmente de cerca de 250 bocas de lobo por mês, seguindo um cronograma. O serviço é realizado também segue as solicitações feitas por meio de ofícios e ligações de contribuintes.

De acordo com o órgão municipal, foram limpas 1,8 mil unidades só neste ano. Para agilizar o processo, quatro equipes dedicadas são distribuídas diariamente pelos bairros da cidade, com uma equipe designada para cada setor.

O diretor de Obras da Seinfra, o engenheiro Cesar Augusto Estrela, enfatiza a importância da participação dos cidadãos no processo de prevenção de alagamentos.

“Evitar o descarte de lixo e entulho nas ruas e nos bueiros é fundamental para manter o sistema de drenagem funcionando eficazmente. A colaboração da comunidade é essencial para evitar transtornos causados pelas chuvas. Além disso, a drenagem deve avançar ainda mais em Aparecida com novas obras de pavimentação e drenagem previstas para os próximos meses”, ressaltou.

A secretária de Meio Ambiente de Aparecida, Valéria Pettersen, afirma ainda que descarte irregular de qualquer resíduo sólido é um dos maiores problemas ambientais na cidade. “O poder público cumpre o seu papel que é o de fiscalizar, notificar e realizar a limpeza, mas é necessário que a população nos ajude com esse trabalho”.

Como colaborar

Acondicione corretamente os resíduos sólidos em sacos plásticos resistentes;
Observe os dias e o horário da coleta de resíduos, evitando exposição prolongada nas lixeiras;
Não jogue lixo em vias públicas, calçadas, praças e lotes baldios;
Cuide do ambiente, da cidade, dos espaços de convivência;

Denúncia e fiscalização

Para denúncias a população pode acionar a Central de Atendimento da Secretaria de Meio Ambiente de Aparecida, que funciona 24h, pelos telefones 3238-7217 ou 3238-7220 ou enviar mensagem de texto para o número de WhatsApp 98459-1661.

Solicitações de limpeza

Diariamente as equipes de infraestrutura trabalham para desobstrução e limpeza de bocas de lobo em vários pontos de Aparecida. Para solicitar manutenção e limpeza de bocas de lobo, reparo em bueiros e galerias pluviais, é só acionar as equipes pelos telefones 3545-5902 ou 3545-5834.