SMTA implanta sinalização de trânsito nas ruas e avenidas recapeadas de Aparecida

Recuperação da malha viária e nova sinalização melhora mobilidade urbana em diferentes regiões da cidade

Da Redação
02/07/2024 - 19:05
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

SMTA implanta sinalização de trânsito nas ruas e avenidas recapeadas de Aparecida

Recuperação da malha viária e nova sinalização melhora mobilidade urbana em diferentes regiões da cidade

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia está implantando sinalização de trânsito em várias avenidas da cidade que receberam recapeamento asfáltico nestes últimos meses dentro do programa de investimentos que prevê a revitalização da capa asfáltica de mais de 300 quilômetros de ruas e avenidas. O trabalho é executado pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito de Aparecida (SMTA) em diferentes regiões da cidade.

Com o recapeamento e implantação da sinalização de trânsito, a administração municipal melhora a mobilidade urbana, pois a iniciativa aumenta a segurança viária para condutores de veículos e pedestres.

A Avenida das Bandeiras, também conhecida como “Avenida das Mãos Postas”, recebeu novas faixas de pedestre, pare e rolamento. Também foi implantada a sinalização em lombadas. Os setores Veiga Jardim I e II também foram beneficiados com recapeamento fresado e nova sinalização. Na terceira etapa do bairro, a sinalização está sendo executada nesta semana.

“Estamos recuperando mais de 300 quilômetros da malha viária de nossa cidade. Esse trabalho é feito preferencialmente onde operações de tapa-buraco já não resolvem o problema. Algumas vias de grande fluxo foram asfaltadas há mais de 20 anos. Primeiro, a Secretaria de Infraestrutura troca todo asfalto e em seguida a SMTA chega com a nova sinalização. Isso, sem dúvida, melhora a mobilidade e também aumenta a segurança no trânsito”, aponta o prefeito Vilmar Mariano.

Na região do Jardim Nova Era, as avenidas Barão do Rio Branco, São João e Graça Aranha também foram revitalizadas com recapeamento e sinalização de trânsito. Na Vila Brasília, o serviço também foi executado na Avenida dos Colonizadores que em breve receberá nova sinalização.

Secretário Executivo de Trânsito e Mobilidade, Sérgio Carvalho, destaca que a sinalização ajuda a organizar o trânsito. “O índice de acidentes onde não há sinalização ou onde ela está fragilizada é maior. As faixas e placas orientam os condutores de veículos, reduzindo o quantitativo de colisões e atropelamentos”, destacou ele.

A Avenida Manguapé, entre o Jardim Maria Inês e a Vila Alzira, é outra via que foi recapeada e também receberá nova sinalização. Outra força-tarefa da SMTA atua no Setor Santa Luzia, na Região Leste.

Em várias avenidas, a sinalização implantada é do tipo termoplástica. Essa tecnologia, segundo a SMTA, assegura maior durabilidade às faixas de trânsito, reduzindo a necessidade de manutenções em períodos curtos de tempo.

Sérgio Carvalho reforça que o serviço será executado em todas as regiões de Aparecida. “Primeiro, as equipes da Seinfra fazem a recuperação da malha asfáltica. Em seguida, após a secagem do asfalto, chamado de Cura, a SMTA faz a demarcação e a pintura das faixas de pare, faixas de rolamento, faixas de pedestre, lombadas e, se necessário, também trocamos as placas verticais de trânsito”, sublinhou o secretário executivo.

Faixas elevadas

Outra frente de trabalho da SMTA está implantando faixas de pedestres elevadas em avenidas de grande fluxo e também em frente às escolas , CMEIs e grandes estabelecimentos comerciais.

A faixa elevada é um dispositivo moderador do tráfego de veículos. Além disso, é implantada no nível da calçada facilitando a travessia de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.