Videomonitoramento faz GCM reduzir criminalidade em Aparecida

Sistema sofisticado, que faz leitura de placas e reconhece padrões de comportamento, ajudou a recuperar um veículo que havia sido furtado; carro foi devolvido ao proprietário na semana passada

Da Redação
26/07/2022 - 11:25
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Videomonitoramento faz GCM reduzir criminalidade em Aparecida

Sistema sofisticado, que faz leitura de placas e reconhece padrões de comportamento, ajudou a recuperar um veículo que havia sido furtado; carro foi devolvido ao proprietário na semana passada

As câmeras de videomonitoramento operadas pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia seguem ajudando a elucidar crimes e proteger bens públicos e privados da população. Numa das ocorrências mais recentes, a combinação entre a vigilância eletrônica e o patrulhamento da Guarda Civil Municipal (GCM) resultou na recuperação de um carro de passeio furtado, que foi interceptado momentos depois do alerta emitido pelo sistema de leitura de placas.

O fato ocorreu na semana passada, no setor Jardim Cristalino. A partir de imagens transmitidas em tempo real no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), agentes da GCM responsáveis pelo videomonitoramento acionaram duas viaturas da Guarda, que pararam o condutor do carro nas proximidades de um grande hipermercado da região.

Durante a abordagem, as equipes constataram que o motorista suspeito tinha passagem na polícia pelo crime de receptação. Ele foi então detido por esse mesmo delito e encaminhado à delegacia. O carro, modelo Volkswagen Gol, foi devolvido ao proprietário.

Aparecida de Goiânia

“Depois de terem praticamente zerado, há alguns anos, os crimes de saidinha de banco, as câmeras de videomonitoramento agora estão ajudando a preservar tanto o patrimônio público, as escolas, CMEIs, unidade de saúde e outros prédios do município, como os bens da pessoas. Isso é segurança pública, é um dos resultados práticos do nosso programa Cidade Inteligente”, comenta o prefeito Vilmar Mariano.

Mais de 400 entre 650 câmeras equipadas com sistema de leitura de placas e reconhecimento de padrões comportamentais adquiridas para esse videomonitoramento já estão em funcionamento em Aparecida de Goiânia. A estimativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação é que esse número chegue a 500 ainda neste ano e que a totalidade dos 650 equipamentos esteja em operação em 2023.

As centenas de câmeras já instaladas vigiam todas as vias de entrada e saída em Aparecida, bem como as avenidas de maior movimento de veículos e pedestres, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e CAIS do município.

O videomonitoramento – que é um dos braços do programa Cidade Inteligente – será ampliado também com mais 2 mil câmeras instaladas nos prédios de repartições das Secretarias de Saúde e de Educação.