Vilmar inaugura CMEI no Comenador Walmor

A nova unidade contará com 200 vagas para alunos da Educação Infantil, que já iniciarão o ano de 2023 matriculados

Da Redação
27/11/2022 - 17:40
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Vilmar inaugura CMEI no Comenador Walmor

A nova unidade contará com 200 vagas para alunos da Educação Infantil, que já iniciarão o ano de 2023 matriculados

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia já conta com mais um CMEI para atender crianças em idades de creche e pré-escola. A nova unidade está localizada no Setor Comendador Walmor, ao lado da EMEI Darcy Ribeiro. Sua inauguração aconteceu nesta manhã de sábado, 26, e foi feita pelo prefeito Vilmar Mariano, numa festa emocionante aberta ao público, que contou com apresentações da Banda Sinfônica do Município e das crianças da Educação Infantil. Além da presença de populares, a solenidade contou com a participação de lideranças políticas da região e de autoridades das esferas municipal e estadual.

Com a entrega deste sábado, a rede de unidades escolares da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia passa a contar, já a partir do próximo ano, com a disponibilidade de 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O novo prédio irá abrigar cerca de 200 crianças com idades entre seis meses e cinco anos e meio, matriculadas em turmas de todos os Agrupamentos. “É uma satisfação poder entregar esse benefício para as famílias desta região. Temos certeza de que as crianças que aqui estiverem a partir do próximo ano estarão seguras, permitindo que suas mães possam ter a tranquilidade no trabalho, tendo a certeza de que seus filhos estarão recebendo a atenção necessária”, frisou o prefeito Vilmar Mariano

Para o secretário da pasta, professor Divino Gustavo, a felicidade é em dobro, por saber que os alunos estão em um ambiente todo preparado para elas, mas principalmente por todo o ensino que elas terão a partir do próximo ano. “Saber que estas crianças poderão sair daqui já conhecendo as letras, começando seus processos de alfabetização é muito emocionante para mim. Que nos próximos anos possamos inaugurar novos CMEIs”, comentou.

O CMEI Joaquim Gonçalves de Oliveira, cujo nome é uma homenagem a um morador pioneiro da região, foi edificado sobre as antigas ruínas de um apêndice abandonado do então CAIC Darcy Ribeiro, instituição escolar que antes estava sob a administração do Governo Estadual, mas que foi repassada para a Prefeitura de Aparecida em 2020 e transformada na 5ª Escola Municipal de Educação Integral (EMEI). De acordo com testemunhas, o local estava abandonado e era costume haver por ali a presença de vândalos, representando perigo para as pessoas que necessitam transitar constantemente pelas imediações.

A doméstica Adelina Osório Lima, 35, comemorou e está na torcida para conseguir matricular suas duas crianças na Educação Infantil. Mãe solteira, com um menino de quatro anos e uma bebê de dez meses, ela acredita que poderá melhorar a qualidade de vida a partir do momento que conseguir matriculá-los na rede de ensino aparecidense. “Eu pago babá para olhar meus filhos e será uma economia e também a garantia de que os dois estarão seguros”, comentou.

Na construção do CMEI Joaquim Gonçalves de Oliveira, a Prefeitura investiu quase 1,3 milhão de reais. A área edificada é de aproximadamente 1.200 metros quadrados, onde constam salas de aula equipadas de mobiliário e de aparelhos de ar condicionado. Cada sala possui também um espaço interno onde funcionam os banheiros com duchas e vasos sanitários. Além disso, a unidade possui salas onde funcionarão berçário, lactário, cozinha, lavanderia e parquinho de diversão. “Com esse CMEI estamos dizendo para a população, e em especial para a população do Colina Azul, Comendador Walmor e Setor dos Estados, entre outros, que estamos preocupados em oferecer serviço de qualidade para as crianças de Aparecida”, arrematou o prefeito Vilmar Mariano.

A inauguração foi prestigiada pelo ex-prefeito Gustavo Mendanha, pelo deputado federal Professor Alcides (PL), pelo deputado estadual Veter Martins (Patriota), pelos vereadores Arnaldo Leite (MDB), Amendoim (PDT), Isaac Martins (Patriota), Diony Nery (PSDB) e pelos secretários municipais Erick Magalhães (Cultura), Avelino Marinho (Ação Integrada), Carlos Moreira (Articulação Metropolitana), Ozéias Laurentino (Comunicação), Avelino Araújo (Desenvolvimento Urbano), Gerfeson Aragão (Esporte), Bira (Habitação), Roberto Cândido (Segurança Pública), além da secretária de Assistência Social, a primeira-dama Sulnara Santana e da vereadora licenciada Valéria Pettersen