Vilmar Mariano amplia investimento em esporte em Aparecida

Programa municipal garante participação de atletas aparecidenses em competições nacionais e mundiais

Da Redação
21/09/2022 - 19:57
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Vilmar Mariano amplia investimento em esporte em Aparecida

Programa municipal garante participação de atletas aparecidenses em competições nacionais e mundiais

Oprefeito Vilmar Mariano anunciou na tarde desta terça-feira,21, que irá encaminhar à Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia projeto para dobrar o valor anual do ‘Aparecida Compete’ – programa municipal que garante a participação de atletas aparecidenses em competições estaduais, nacionais e internacionais.

Com o ‘Aparecida Compete’ atletas de diversas modalidades recebem recurso para custeio do transporte, alimentação e hospedagem. Com isso, a cidade é representada em diversas competições no Brasil e no mundo.

Aparecida de Goiânia
Atletas de diversas modalidades que representaram Aparecida de Goiânia nos Jogos Abertos de Goiás participaram da solenidade de entrega do troféu da competição (Foto: Claudivino Antunes)

O anúncio foi feito durante solenidade realizada no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela em comemoração ao tricampeonato de Aparecida de Goiânia nos Jogos Abertos de Goiás. O troféu da competição foi entregue ao prefeito Vilmar Mariano pelo secretário de Esporte, Gerfeson Aragão. Atualmente, o orçamento anual do programa é de R$ 250 mil. Em 2023, conforme anunciado pelo prefeito, serão investidos R$ 500 mil.

“Investimos e incentivamos dezenas de modalidades esportivas porque Aparecida tem muitos talentos. Hoje, estamos comemorando o tricampeonato na maior competição esportiva do Estado de Goiás. Com políticas públicas permanentes, os resultados aparecem”, destacou Vilmar Mariano.

Aparecida de Goiânia Jogos Abertos de Goiás
Aparecida é tricampeã dos Jogos Abertos de Goiás (Foto: Claudivino Antunes /arquivo)

Segundo o prefeito Vilmar Mariano o projeto para ampliação do ‘Aparecida Compete’ será formulado, com auxílio da Procuradoria-Geral do Município, e posteriormente encaminhado ao Poder Legislativo.

Secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, destacou a importância do ‘Aparecida Compete’. “É um programa que trouxe tranquilidade aos nossos atletas. Antes, muitos precisavam fazer rifas ou vender algum bem pessoal para bancar passagem, hospedagem e alimentação durante as competições. Hoje, os atletas se dedicam aos treinamentos sabendo que irão participar dos torneios e campeonatos”, apontou.

O ‘Aparecida Compete’ é disponibilizado para atletas de alto rendimento com registro na federação de sua modalidade esportiva. As despesas são pagas pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia mediante apresentação de documentos comprobatórios.

Aparecida de Goiânia
Vilmar Mariano recebeu atletas de várias modalidades no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela (Foto: Claudivino Antunes)

Jogos Abertos

Na semana passada, A Secretaria de Estado de Esporte anunciou que Aparecida de Goiânia foi campeã geral dos Jogos Abertos de Goiás 2022. Competição que conta com a participação dos 246 municípios goianos é realizada anualmente. A cidade, que já havia vencido os Jogos Abertos em 2017 e 2018, consagrou-se tricampeã geral.

Nesta edição, os atletas aparecidenses conquistaram 141 medalhas sendo 67 de ouro, 43 de prata e 31 de bronze. No quadro geral de medalhas, Aparecida conquistou o dobro de medalhas se comparada a Goiânia que ficou com o vice-campeonato geral. Cidade Ocidental foi a terceira melhor.

Ao todo, Aparecida de Goiânia contou com a participação de 332 atletas e 31 técnicos divididos em 25 modalidades coletivas e individuais. Além do título geral da maior competição esportiva realizada no Estado de Goiás, a cidade também ficou entre as três melhoras em todas as etapas dos Jogos Abertos de Goiás.