Vilmar Mariano e Kajuru inauguram maior clínica especializada em autismo de Goiás

Lançamento da Clínica TEIA teve a presença de autoridades locais, estaduais e federais. Na solenidade, o senador Jorge Kajuru anunciou que vai inaugurar um Centro Diabético no município neste ano  

Da Redação
06/04/2024 - 08:12
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Vilmar Mariano e Kajuru inauguram maior clínica especializada em autismo de Goiás

Lançamento da Clínica TEIA teve a presença de autoridades locais, estaduais e federais. Na solenidade, o senador Jorge Kajuru anunciou que vai inaugurar um Centro Diabético no município neste ano    

Nesta sexta-feira, 5 de março, às 9h, foi inaugurada em Aparecida de Goiânia, na Rua São Miguel, no Jardim Nova Era, a Clinica TEIA, a maior unidade pública de Goiás especializada no atendimento precoce de crianças com autismo. A Clínica é fruto de convênio da Prefeitura de Aparecida com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), que vai gerenciar a unidade. No local serão atendidas crianças de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento reuniu o prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, o senador Jorge Kajuru, o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, o superintendente executivo da AGIR, Lucas Paula Silva, o promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Reuder Cavalcante Motta, além de vereadores e secretários municipais, dentre outras autoridades e representantes de instituições.

Prefeito Vilmar Mariano, senador Kajuru e autoridades conheceram todos os ambientes da Clínica

Sonho realizado

“Aparecida está realizando mais um sonho na Saúde Pública e fiquei muito feliz ao ouvir o senador Kajuru afirmar que somos referência no País. Nesta clínica serão atendidas crianças autistas, e, ao mesmo tempo, as famílias e cuidadores delas serão orientados e apoiados. Tudo gratuitamente via Sistema Único de Saúde (SUS), num espaço bonito, acolhedor e moderno de mais de dois mil metros quadrados totalmente preparados”, comemorou o prefeito Vilmar.

Ele frisou que “o que mais importa para nós é atender com qualidade as pessoas que nos procuram. Inclusive determinei aqui ao secretário Alessandro, que é o melhor do Brasil, para já ampliar a capacidade inicial prevista e começar atendendo aqui 240 crianças. Como contou o senador, autoridades de vários Estados brasileiros estão vindo conhecer essa Clínica. Aparecida entra para a História mais uma vez como referência nacional”.

Descerramento da placa inaugural: Realização de um sonho para a Saúde Pública de Aparecida

Centro Diabético para Aparecida

O senador Jorge Kajuru, responsável pela emenda que custeou a obra da Clínica TEIA e idealizador da iniciativa, garantiu que “Aparecida passa a ser referência no Brasil em atendimento ao autismo” e disse que vai inaugurar na cidade, até junho deste ano, em parceria com a Prefeitura, que vai providenciar uma área, o quinto Centro Diabético do Brasil. “Será completíssimo, mais uma conquista que vai transformar Aparecida referência nacional também no atendimento aos diabéticos”.

Promotor Reuder Motta: “Clínica tem um custo benefício que não vi em nenhum outro lugar no Brasil” 

Como conseguir o atendimento

“Na TEIA, as crianças terão acompanhamento intensivo e já comprovadamente eficaz. A previsão é a de começar tratando 120 pacientes com todos os graus de autismo, podendo chegar a 500, mas atendendo ao prefeito vamos buscar ampliar para 240 desde já, sempre mediante encaminhamento pela Central de Regulação de Aparecida. O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade dessas crianças”, enfatizou o secretário Alessandro.

Alessandro orientou como a população pode conseguir tratamento na TEIA: “Será como acontece com todo atendimento especializado pelo SUS. A criança deve ser levada para uma unidade básica, lá a equipe fará a avaliação, e, se tiver o perfil necessário, seguindo o devido protocolo, será encaminhada para a Central de Regulação que fará o agendamento para cá. Aqui o atendimento terá uma abordagem ampla com tudo que essa criança vai precisar reunido em um só lugar”.

Na Clínica Teia, os profissionais vão atuar seguindo um protocolo próprio desenvolvido de acordo com a ciência da Análise do Comportamento Aplicada ao TEA, a ABA, considerada por especialistas como a maior referência mundial na atualidade em tratamento terapêutico.

Pai e filho atentos às novidades para o tratamento do TEA: Melhor qualidade de vida

Investimento diversificado e planejado

Sobre o amplo investimento no cuidado com a população, montante que tem garantido os avanços no setor, o secretário Alessandro Magalhães apontou que “a Prefeitura já destina 37% do seu orçamento para a Saúde, como foi feito no ano passado. Possivelmente, é o município brasileiro que mais aplica nessa área e o prefeito tem trabalhado muito para continuar assim”.

Ao elogiar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura na Saúde, o promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MPGO), Reuder Cavalcante Motta, declarou que “vejo o secretário Alessandro Magalhães trabalhando dia e noite pela Saúde de Aparecida de uma forma que me emociona”, e acrescentou: “Sou promotor desse setor, tenho contato com colegas nesta mesma posição em todo o País e percebo que essa nova Clínica TEIA tem um custo benefício para a cidade que não vi em nenhum outro lugar no Brasil”.

Quem também lembrou o pioneirismo de Aparecida foi o superintendente executivo da AGIR, Lucas Paula Silva: “Agora o município tem a maior unidade e com a melhor estrutura para o atendimento das crianças com espectro autista do Estado de Goiás, e, provavelmente, do País. E mais: Aqui nessa Clínica se inicia um novo projeto de interação tecnológica, este  será o primeiro lugar que vai usar uma ferramenta de orquestração do cuidado assistencial às crianças autistas, algo inédito em território nacional.”

Secretário Alessandro: “Aqui o atendimento às crianças terá tudo reunido em um só lugar”

Mudando gerações

Visivelmente emocionada, a presidente da Associação das Mães em Movimento pelo Autismo em Goiás, Letícia Amaral, previu que na Clínica TEIA “Aparecida vai mudar gerações porque a intervenção precoce é muito importante no tratamento dos autistas. Ela é essencial para que a gente garanta que essa geração que será atendida aqui possa ter a oportunidade de ser funcional e viver melhor, ser inserida na sociedade e poder gozar de todos os seus direitos.” Também da diretoria da Associação, Kelly Vitor acompanhou todo o evento e apoiou as palavras de Letícia celebrando a nova Clínica.

Mãe e ativista, Letícia Amaral defendeu que na Clínica TEIA “Aparecida vai mudar gerações”

O vereador Willian Panda exaltou o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na ampliação e na qualificação do acesso ao tratamento do TEA. O parlamentar ainda convidou a mãe de duas crianças autistas para falar sobre sua luta diária na educação e criação dos filhos. Comovida, ela disse que a Clínica TEIA é a concretização da luta de muitas mães e que a instituição consolida a Saúde de Aparecida como referência nacional.

Militante das causa dos autistas, a vereadora Camila Rosa falou que “não podemos mais tratar de educação, esporte, cultura e saúde sem falar de inclusão. Lutamos para desconstruir preconceitos e construir oportunidades para todos. Inclusive, na última terça, 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, apresentei na Câmara um Projeto de Lei para a aplicação do questionário M-Chat durante os atendimentos nas unidades de saúde do município. Isso é utilizado em todo o mundo para rastrear sinais precoces do autismo.”