Vilmar Mariano empossa novos gestores das unidades escolares

Tomaram posse 94 diretores e 56 coordenadores gerais para o biênio 2024/2025

Da Redação
25/12/2023 - 08:54
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Vilmar Mariano empossa novos gestores das unidades escolares

Tomaram posse 94 diretores e 56 coordenadores gerais para o biênio 2024/2025

Os servidores eleitos para os cargos de direção e de coordenação geral das escolas e CMEIs de Aparecida de Goiânia tomaram posse na noite desta sexta-feira, 22. A solenidade aconteceu no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. Os novos gestores foram empossados pelo prefeito Vilmar Mariano e pela titular da pasta da Educação, professora Idelma Oliveira. A solenidade contou com a presença de autoridades e dos familiares dos gestores.

Ao todo foram empossados 94 diretores e 56 coordenadores gerais escolhidos na eleição direta realizada no dia 30 de novembro, na unidades escolares de Aparecida de Goiânia. O prefeito Vilmar Mariano parabenizou a equipe que conduziu o processo democrático e comentou sobre a importância deste momento para a sociedade na escolha dos nomes que vão comandar as unidades escolares de Aparecida. “A Educação de Aparecida já é reconhecida como uma das melhores do Estado, isso acontece porque é constituída por excelentes profissionais, então, sei que os novos gestores eleitos continuarão o trabalho de excelência que já vem sendo realizado”, comentou.

A secretária de Educação Idelma Oliveira, por sua vez, falou sobre a maturidade da rede, o que possibilitou a tranquilidade durante a realização do pleito, que não registrou nenhum incidente durante a campanha e a votação. “Sabemos do compromisso dos nossos servidores e da importância da participação da comunidade escolar na escolha do diretor e do coordenador geral. O resultado disso é uma escola que dialoga com a sociedade e um grupo gestor integrado com o modelo de gestão da SME”, afirmou.

Foto: Brunno Moreira

O presidente municipal do Sintego, Valdeci Português, que fez parte da Comissão Eleitoral, elogiou a educação de Aparecida, da forma que é conduzida pela administração municipal. “Aparecida de Goiânia é o único município do Estado de Goiás que têm o plano de carreira justo para o setor administrativo, graças ao prefeito e aos vereadores que aprovaram a lei que respalda esses servidores. Temos que reconhecer que Aparecida tem se destacado e tem valorizado os professores”, disse.

Os vereadores Willian Panda e Issac Martins comentaram sobre o envolvimento da sociedade escolar, não somente nas eleições, mas também no dia a dia das escolas. “Em todas as escolas que aconteceram as eleições tiveram quorum, a participação das famílias foram essenciais para o sucesso deste pleito”, ressaltou Willian Panda, que é componente da Comissão de Educação da Câmara.

Reeleita com 97% dos votos válidos, Ligia Basso, diretora da Escola Municipal Eurípedes Meneses, comentou sobre suas expectativas à frente da unidade escolar. “Eu e minha equipe temos muitos projetos para aproximar ainda mais a população da escola como palestras e cursos, tudo isso visando melhorar o ensino e a aprendizagem. Minha maior felicidade foi ver que todos os servidores da escola votaram em mim. Isso significa que estou indo pelo caminho certo”, concluiu.

O processo de escolha dos gestores foi aberto à participação de servidores, alunos de 12 anos acima e de pais ou responsáveis. Para garantirem o direito de inscrição no pleito, os concorrentes tiveram de participar de um curso de formação sobre Gestão Escolar e de apresentar, ao final, um plano político pedagógico desenvolvido com base na realidade da escola de cada candidato.

A solenidade de posse foi acompanhada pelo Deputado Estadual Veter Martins (PATRIOTA), pela secretária municipal da Mulher Tia Deni e pelos vereadores Amendoim (PDT), Aldivo Araújo (MDB), Diony Nery (PSDB), Isaac Martins(PATRIOTA) e Willian Panda (PSB).