Vilmar valoriza servidores da Educação ao sancionar projetos com melhorias salariais

Prefeito de Aparecida de Goiânia ressaltou que a administração prioriza categoria com investimentos na infraestrutura de trabalho e aprendizado e valorização salarial; índice de reajuste será de 15% a 18%, conforme o cargo

Da Redação
25/01/2024 - 20:17
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Vilmar valoriza servidores da Educação ao sancionar projetos com melhorias salariais

Prefeito de Aparecida de Goiânia ressaltou que a administração prioriza categoria com investimentos na infraestrutura de trabalho e aprendizado e valorização salarial; índice de reajuste será de 15% a 18%, conforme o cargo

“Representa um sonho”, disse o prefeito Vilmar Mariano durante solenidade de sanção de dois projetos que dispõem acerca da valorização salarial de diversas categorias da rede municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. A iniciativa do Poder Executivo vai beneficiar diretores, coordenadores, secretários escolares, auxiliares de serviços diversos, agentes educativos, interpretes de libras, bibliotecários, professores de informática e analistas de cultura e desporto. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira, 25, no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela.

O Projeto de Lei Complementar 002/20024 confere aumento nos valores das gratificações recebidas pelos secretários-gerais, coordenadores, assessores pedagógicos e analistas educacionais. A matéria, que foi enviado pelo Executivo ao Legislativo, foi aprovada por unanimidade pelo Plenário da Câmara de Vereadores na primeira quinzena do ano durão sessão extraordinária.

O segundo projeto sancionado pelo prefeito Vilmar Mariano modifica a Lei Complementar 095/2014, reajustando a tabela de vencimentos dos profissionais da pasta lotados nas escolas, nos Cmeis e no Centro Municipal de Educação Profissional (CMEP). Com a aprovação da Lei Complementar, ficam reajustados com percentuais que variam de 15% a 18% os vencimentos dos cargos de merendeiros, agentes e auxiliares de serviços diversos, auxiliares de secretaria, agentes educativos, intérpretes de Libras, instrutores de surdo, bibliotecários, analistas de Cultura e Desporto e dos professores de informática.

“Estamos preocupados em valorizar os profissionais que fazem parte da Educação em nosso município. Esses dois projetos sancionados valorizam com reajuste salarial e gratificação para esses profissionais que tanto têm feito pela educação de nossas crianças e adolescentes. Outras categorias também estão sendo valorizadas como, por exemplo, trabalhadores da saúde e os agentes da Guarda Civil Municipal”, enfatizou Vilmar Mariano.

Secretária de Educação, Idelma Pereira, enfatizou que os reajustes irão provocar impacto positivo no salário dos contemplados. Ela ainda pontua que as duas reivindicações atendidas pela gestão eram antigas. “Corresponde de 15% a 18% sobre piso do servidor e também gratificações. Nosso prefeito entendeu a necessidade de cada profissional e teve a sensibilidade de aprovar os dois projetos. Hoje, é um momento de comemoração e gratidão porque eram pautas antigas que, agora, foram atendidas”.

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e deputada estadual, Bia de Lima, reconheceu a luta dos servidores e agradeceu ao prefeito pelos investimentos na educação municipal. “Aqui [ em Aparecida] tem quem olha pela educação com respeito e cuidado. Se não tem luta, não tem conquista. Hoje, venho agradecer ao prefeito Vilmar por valorizar os trabalhadores que fazem a diferença na educação desta cidade”, disse a representante classista e parlamentar estadual.

Coordenadora da Escola Municipal Andreia Ferreira Barbosa, no Jardim Helvécia, Cristiane Borges, destacou a importância do reconhecimento e valorização por parte da gestão municipal. “Considero como um avanço e acredito que será benéfico para todos porque estávamos mesmo precisando. Aparecida dá um grande salto ao equiparar o salário de muitos servidores em relação a municípios vizinhos”, sublinhou a servidora municipal concursada.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Aparecida, vereador Willian Panda, classificou a sanção dos dois projetos como importante para aqueles que trabalham nos CMEIs e escolas. “Estamos lutando pelo reconhecimento dos servidores administrativos desde o nosso primeiro mandato. Valorizar o Plano de Carreira deles é algo que almejávamos há muito e não havíamos conseguido. Esse reconhecimento é muito importante”, enfatizou.

Os reajustes sancionados pelo prefeito Vilmar Mariano serão pagos aos servidores contemplados a partir do mês de maio, conforme informação da Secretaria de Educação.

Avanços

Ainda durante a solenidade de sanção dos dois projetos, o prefeito Vilmar Mariano antecipou que até março todas as unidades escolares poderão usar os equipamentos de ar-condicionado. Ele assegurou que a companhia de energia Equatorial Goiás se comprometeu em resolver o problema da falta de estrutura na rede para que escolas e CMEIs usem os equipamentos durante todo turno escolar.

O prefeito antecipou que até o final do mês de fevereiro todos os alunos matriculados na rede municipal irão receber o kit escolar e o conjunto de uniforme completo. “Foi feito um planejamento para entregarmos o material ainda no início do ano letivo. Essa iniciativa garante ensino de qualidade para nossas crianças e também economia para os pais e responsáveis que têm vários gastos extras no começo de ano”.

Ainda sobre os investimentos na Educação, o gestor pontuou que diversas escolas foram reformadas e outras unidades serão revitalizadas ainda neste ano. Mariano lembrou ainda que já foram licitadas a construção de cinco novos CMEIs. As obras serão iniciadas logo após a liberação de um financiamento do Brics.